Uma das etapas mais importantes do processo de contratação da Legal Insights é o alinhamento com a TI interna do cliente. Devo admitir que esta etapa é uma das minhas favoritas, pois posso falar abertamente sobre aspectos técnicos e inovações que temos utilizado e que implementamos na plataforma, sem me preocupar muito com o “techniquês” da TI.
Porém, algo muito frequente acontece quando apresentamos a solução, que é o questionamento sobre a tecnologia de Dashboards que utilizamos:
“Mas Marcos, vocês usam o Power BI?!”
Algumas vezes esta pergunta é feita em tom de alívio (normalmente porque a empresa já usa Power BI e conhece a ferramenta), mas em algumas poucas situações a pergunta acaba carregando uma percepção negativa, de que a Legal Insights apenas “desenvolve Power BI” e que não possui inovação na prática.
Confesso que devido a esta percepção, nos primeiros meses da Legal Insights, eu ficava um pouco tenso quando este questionamento surgia. Porém, com o passar do tempo, foi ficando cada vez mais claro que nosso valor está em saber “o que fazer” e não em “como fazer” ou “qual ferramenta utilizar”.
Um paralelo que faço é: Quando uma empresa contrata uma consultoria estratégica, será que ela avalia a capacidade desta consultoria por usar o Excel? Ou o Powerpoint? Acredito que não.
Outro exemplo, mais comum em “nosso” mundo jurídico, será que dá para avaliar a qualidade de um Escritório de Advocacia pela sua proficiência no Word?
Meu ponto aqui é que todas estas tecnologias são ferramentas, e sempre devemos buscar parceiros que, independentemente da ferramenta utilizada, saibam o que estão fazendo.
Além disso, quem já viu a imagem do iceberg onde apenas uma pequena parte fica para fora da água, pode imaginar que os Dashboards são apenas 10~15% de todo o trabalho.
No “back-end” da solução existem diversas outras tecnologias e algoritmos (este sim 100% desenvolvidos por nós) que garantem e entregam a qualidade de dados necessária que os Dashboards precisam para fazer sentido.
Hoje, sempre que surge este questionamento, respondo até com certo orgulho: sim utilizamos o Power BI da Microsoft, uma ferramenta líder de mercado, que vem se atualizando constantemente nos últimos anos.
E por que agora resolvi falar de ferramenta? Porque o Gartner acabou de divulgar no último dia 15 de fevereiro, seu já famoso “Quadrante Mágico” para soluções de B.I. e Analytics.
Um relatório produzido com profundidade e metodologias que já são características da empresa, que aponta o Power BI da Microsoft como solução líder neste segmento.
Para aqueles que gostam de saber que ferramentas seus fornecedores utilizam, saibam que a Legal Insights utiliza uma das melhores opções do mercado.
E para aqueles que priorizam o resultado do serviço, seja qual for a ferramenta, saibam que um dos nossos lemas é “Não fazemos apenas Dashboards, garantimos que os Dashboards atinjam seu propósito, que é a boa tomada de decisão baseada em dados”.
Disclaimer: Importante ressaltar que o Gartner não indica ou endossa qualquer solução tecnológica, e é importante que o relatório seja lido e analisado em sua totalidade, para a melhor tomada de decisão na escolha de uma ou outra ferramenta.
Para mais informações sobre Power BI e o Relatório do Gartner, acesse: https://powerbi.microsoft.com/en-us/blog/microsoft-named-a-leader-in-2021-gartner-magic-quadrant-for-analytics-and-bi-platforms/